Suplimarcas

5 curiosidades sobre carros que você NÃO sabia

car, audi, auto-604019.jpg

5 curiosidades sobre carros que você NÃO sabia

O mundo dos carros desperta fascínio e curiosidade em pessoas das mais variadas idades, estilos e classes sociais. Prova disso é a audiência crescente nas programações automotivas da TV e os milhares de acessos diários em sites e revistas do segmento.

Mas mesmo acompanhando os melhores conteúdos em canais televisivos e digitais, algumas pessoas ainda desconhecem fatos singulares do universo automotivo. Foi pensando nisso, que nós da TG Poli trouxemos 5 tópicos surpreendentes sobre carros:

#1- Dirigindo sem volante

Os primeiros carros possuíam alavancas parecidas com um joy stick, em vez do tradicional volante. O Benz Patent- Motorwagen de 1886 é um exemplo desse modelo de direção.

Foi somente em 1894 que alguém deu à luz a ideia da direção circular como conhecemos hoje. O inventor era um francês de nome Alfred Vacheron que implementou o protótipo de um volante em seu “carro-carruagem”, o Panhard et Levassor. A empresa fabricante tomou conhecimento da eficiência dessa direção e, quatro anos depois, já estava produzindo veículos com volantes.

#2- Carros pretos

O primeiro carro movido à gasolina foi fabricado pela Ford em 1893. Uma década depois, a invenção começou a ser produzida em série, trazendo uma verdadeira revolução nos custos dos automóveis. Foram mais de 15 milhões de unidades vendidas entre 1908 e 1927, mas havia algo curioso: todos eram pretos. A explicação dada pela Ford fazia todo sentido: os pigmentos pretos eram mais baratos e secavam mais rápido, o que reduzia consideravelmente o preço final do veículo.

#3- Sem visão de trás

Atualmente é inimaginável trafegar com um carro sem retrovisores. O que poucos sabem é que esses espelhos tão indispensáveis só foram inventados em 1906 por um francês chamado Alfred Faucher. Antes disso, ninguém tinha visão da movimentação vinda de trás e era necessário “intuir” a aproximação de outros veículos contando apenas com os ouvidos.

#4- Deixa o som rolar

A maioria das pessoas adora curtir uma boa música no carro. Mas esse simples prazer só existe porque um americano, George Frost, decidiu instalar um rádio em seu Ford no ano de 1922. Ele tinha 18 anos e queria apenas rodar por aí com uma trilha sonora ao fundo. Após cinco anos da “invenção” de George, a empresa Philadelphia Storage Battery Company começou a produzir os primeiros rádios automotivos. Para quem tem hoje uma central multimídia no veículo, um rádio pode parecer algo simples demais, mas naquela época foi uma grande inovação.

#5- O carro do povo

Adolph Hitler foi o responsável pela popularização do Fusca em meados do século XX. A ideia era produzir um veículo que comportasse uma família de até cinco pessoas e que fosse acessível aos trabalhadores alemães. O mais irônico é que o modelo originou-se de um design criado pelo judeu Josef Ganz, considerado até hoje um dos maiores engenheiros automobilísticos da história.

Suplimarcas

Especialista em produtos para automóveis. Confira nosso site:
www.suplimarcas.com.br

Fonte: www.tgpoli.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *